3S Consultoria

Oferecemos soluções em Governança e Sucessão Familiar, ajudando a preservar patrimônio e garantir o legado empresarial.

Clientes 3S Consultoria

Sobre 𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔.

Herdei do meu avô, Prof. Emílio Da Silva, uma ‘fome’ de aprendizado sistemático e progressivo. Ele, que morreu aos 99 anos, multifacetado, teve mais de 20 profissões diferentes, era leitor inveterado e trabalhou lucida e alucinadamente até os últimos dias. Seu filho, Eggon João Da Silva (o ‘E’ da sigla), liderou o fenômeno WEG até a última semana. Menos de dois meses, em 15.07.2015, antes de seu passamento em 13.09.2015, o entrevistei para o meu Doutorado e, até hoje, só de lembrar a sua ‘iluminação celestial’, meus olhos transbordam de lágrimas.

Consonante com esta insaciedade intelectual é que me dispus, com 59 anos de idade, a ter um trimestre sabático na Universidade de Wiesbaden (Alemanha) e iniciar o meu Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (*), concluído em 22.02.2016, bem como a “fazer” (2022-2023) um Pós-Doutorado em Gestão de Conhecimento Organizacional (**), na Universidade do Porto (Portugal). Também me inspirei nesta lição abaixo, relativa a um Plano B para a melhor idade:

A História da Águia

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chegando a viver setenta anos.
Mas, para alcançar essa idade, aos quarenta anos ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Nessa fase, suas unhas estão compridas e flexíveis, dificultando a captura de presas, das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, e suas asas, envelhecidas e pesadas devido à grossura das penas, tornam o voo extremamente difícil.

Então, a águia tem apenas duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura cento e cinquenta dias.

Esse processo consiste em voar até o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não precise voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra uma parede até conseguir arrancá-lo.

Depois de arrancá-lo, espera que nasça um novo bico, com o qual, posteriormente, arranca as unhas. Quando as novas unhas começam a crescer, ela passa a arrancar as velhas penas. Somente após cinco meses ela realiza seu formoso voo de renovação, pronta para viver mais trinta anos.

Em nossa vida, muitas vezes, precisamos nos resguardar por algum tempo e iniciar um processo de renovação. Para continuarmos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.

Somente livres do peso do passado podemos aproveitar os valiosos resultados que a renovação sempre traz.

Sobre